\ Agachamento para mulheres grávidas

Esse post foi feito especialmente para as mamães fitness. Sabe-se que é um assunto que gera muita polêmica, medo e insegurança. Mas manter a forma é essencial para manter uma gravidez saudável e feliz. Vocês gravidinhas, sabiam que agachamento pode ajudar na hora do parto? O preparador físicoWanderson Pedras preparou esta matéria com muito carinho e sabendo exatamente o que está falando. Não apenas por ter estudado muito, mas também por ter vivenciado a maravilha de ser papai por 3 vezes.

Mulheres grávidas podem fazer agachamento?

Nos dias atuais se tornou muito comum a presença de mulheres grávidas fazendo musculação, o que era impensado há alguns anos dado que muitos viam a gravidez como uma espécie de doença onde a mulher era proibida de fazer várias coisas.

Mas, nas academias ainda pairam muitas dúvidas sobre o que fazer e como fazer com uma grávida.

A primeira pergunta que se deve fazer é: a aluna já fazia musculação antes de ficar grávida? Sendo a resposta positiva, partimos para o outro aspecto importante: a gravidez é uma gravidez risco?

Resolvidas estas questões, podemos falar sobre a prescrição do agachamento para as grávidas.

O agachamento pode e deve ser prescrito para uma grávida ativa, pois trata-se de um exercício muito eficiente para os membros inferiores. Porém, é preciso ter alguns cuidados com sua prescrição.

Recomendações específicas:

  • a amplitude de movimento deve ser reduzida devido a compressão abdominal que ocorre durante o agachamento profundo
  • a frequência cardíaca deve ser monitorada, por isso as cargas devem ser reduzidas e a pausa aumentada
  • outro fator importante é o controle da respiração durante o exercício, o que se aplica a qualquer exercício de musculação

Benefícios do agachamento para mulheres grávidas

  • trata-se de um exercício muito eficiente pois trabalha muito a região lombar que vai sofrer uma sobrecarga grande com o crescimento da barriga
  • trabalha muito a cadeia posterior e anterior dos membros inferiores
  • trabalha os glúteos que são músculos importantes na manutenção das atividades cotidianas

A manobra de valsava que seria basicamente um bloqueio da respiração durante os exercícios de força, pode causar um aumento na contração abdominal e uma sobrecarga na pressão arterial devido ao aumento dos batimentos cardíacos causado pela diminuição do fluxo sanguíneo, o que seria um risco para o desenvolvimento neural da criança.

Uma estratégia interessante seria pedir que a aluna conte as repetições durante a execução fazendo assim com que ela desobstrua as vias aéreas diminuindo a sobrecarga no sistema respiratório.

Mas, o mais importante para a mulher durante a gravidez seria ela já estar praticando musculação, estar com uma gravidez sem risco aparente e ter a liberação do seu médico, dando assim um aval para começar a praticar exercícios físicos e em seguida ter uma orientação de um profissional de educação física

Dica Sou Fitness:

Mulherada linda, grávida e fitness: nada de ficar se achando feia, indisposta, com preguiça até de levantar da cama. Gravidez é vida, saúde.
Mulher que engravida é mulher saudável. Então, levanta do sofá e bora fazer exercícios físicos.
Agachamento sendo bem orientado é excelente para a gestante.

Mande sua foto gravidíssima para a nossa hashtag #soufitnessbr que teremos um imenso prazer em postar.

Quer mandar alguma sugestão, pergunta ou crítica?
Comente abaixo ou clique aqui!

\ comentários


\ Os mais amados