\ Agachamento perfeito

Olá meninas!

O texto de hoje foi escrito pela professora Tayna, da minha equipe Pink Fit e, tenho certeza que vocês vão adorar!!

Bumbum, preferência nacional! Por isso, a maior preocupação das mulheres.

O verão está a caminho, vamos falar de um dos melhores exercícios para tonificar, modelar e definir pernas e glúteos… O agachamento perfeito!!!

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O agachamento é um dos exercícios mais eficazes para recrutar glúteo, por envolver multiarticulações e grandes grupamentos musculares, além de ser um exercício que exige muito dos estabilizadores de tronco (Marchetti et al., 2013) com a vantagem de ser uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar sem grandes usos de aparelhos específicos. Entretanto, a biomecânica desse exercício exige um certo cuidado ao ser executado, pois feito de forma errada pode não ativar o glúteo, causar dores por compressão excessiva das vértebras lombares e lesionar os joelhos.

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Para uma boa execução do agachamento, devemos ter uma boa mobilidade das articulações dos tornozelos e quadril, porém com estabilidade nos joelhos, lembrando sempre de manter ativado o transverso do abdômen. O limite para o movimento excêntrico, ou seja, quando estamos descendo a favor da gravidade, será aquele em que conseguimos manter a curvatura normal da coluna, não entrando em retroversão ou deixando a coluna retificada. Devemos tomar cuidado para também não entrarmos com joelhos em valgo (joelho pra dentro) ao realizar este movimento, se isso ocorrer, significa que o corpo está compensando uma falta de mobilidade, seja no quadril ou no tornozelo, tente minimizar esse erro pensando em distribuição de peso de modo igual na sola dos pés, próximo ao primeiro metatarso, quinto metatarso e calcâneo, (formando assim um triângulo) paaybaara igualar o peso distribuído por em ambos os pés, evitando também tirar o calcanhar do chão. Na volta da atividade, na fase concêntrica, devemos pensar nos extensores de quadril e joelho, tomando cuidado para não encaixar o quadril (colocar a região pélvica muito para frente).

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(Foto: Divulgação)

Agora que você já sabe a importância do agachamento e como executá-lo de maneira correta, que tal se desafiar? Procure sempre um profissional de educação física qualificado para te orientar e sempre pensando progressão segura nesse exercício.

Beijos e uma ótima semana a todos, Michelle e Tayna.

Site: www.pinkfit.com.br | E-mail: [email protected] | Tel.: (11) 98274-3422

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