\ Alimentos indispensáveis para o seu cardápio

Para ter uma alimentação balanceada basta ter um prato colorido, com alimentos variados e quantidades moderadas. A escolha dos alimentos é essencial, e de acordo com uma proposta saudável, diariamente devemos consumir cereais, leguminosas, verduras e legumes, frutas, carnes, leite e derivados.

canstockphoto4617342

Mas existem alguns alimentos que pertencem a estes grupos, que não podem faltar no nosso cardápio e que muitas pessoas ficam semanas sem consumir. Selecionei quatro que considero indispensáveis.

aveia2

Aveia – Quantas vezes por semana ou por mês você consome aveia? Eu se fosse você passaria a consumir este cereal com mais freqüência. Devido a quantidade de fibras presentes, colabora no trabalho intestinal, auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo, ajuda a controlar o nível de glicemia no sangue e a pressão arterial. Além disso, dá uma sensação de saciedade maior, ou seja, mata a sua fome! Você pode acrescentar este cereal em preparações, fazer vitaminas, mingaus, consumir com frutas, enfim, existem várias maneiras de incluir a aveia em seu cardápio.

Ingredients for protein diet

Peixe – Você consome mais peixe ou carne vermelha? Se a resposta for o peixe, ótimo, sua saúde agradece. Os peixes são fontes de ácidos graxos ômega 3, um nutriente que faz bem para o seu coração, além de atuar na regeneração das células, evitando o Mal de Alzheimer, sem contar com outras vitaminas e minerais presentes. Varie o consumo entre carne vermelha, peixe e frango, mas não passe uma semana sem comer peixe, ok? Ah não esqueça, assado, grelhado ou cozido!

Azeite de oliva – Essa é a gordura do bem, ou seja, o azeite de oliva é fonte de gordura insaturada, a gordura saudável, que deve ser consumida, com moderação. Se possível prefira o azeite de oliva extra-virgem, que é prensado a frio da azeitona, então tem mais propriedades saudáveis. Procure temperar sua salada com azeite, assim é uma forma de consumir todos os dias. Este óleo ajuda a controlar os níveis de colesterol sanguíneo, aumenta o HDL (colesterol bom), atua no combate aos radicais livres, preservando as células, além de outras funções benéficas ao seu organismo.

\ comentários


\ Os mais amados