\ Como amenizar as dores do pós treino?

Obaaaa!!! Mais uma colaboradora excepcional estreando na equipe do Sou Fitness, a fisioterapeuta Mônica Rivero. E para a sua estréia, ela preparou uma matéria muito legal sobre aquelas dores após o treino que muitas vezes nos deixa sem ao menos conseguir subir a escada, não é mesmo?

 

Hoje vamos falar um pouco sobre como amenizar as dores pós-treino. Quem nunca sentiu dor muscular logo nos primeiros dias de academia e quase desistiu, ou desistiu realmente? Pois bem, em primeiro lugar academia é para todos, mas não é para qualquer um… Há necessidade de uma avaliação médica de suas condições de saúde, e estando devidamente apto não é só levantar pesos e usar os aparelhos sem uma boa postura, e é aí que entra um bom treinamento que vá de encontro com seu objetivo e seja orientado e supervisionado por um profissional da área.

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  Mas tudo isso vai me fazer ficar sem dor?

Não! A dor muscular no pós-treino é muito comum tanto nos iniciantes de práticas esportivas como em atletas de alto rendimento. A dor muscular ou “mialgia” (termo técnico) pode acontecer por acúmulo de acido lático até 24h após o exercício leve ou surgir até 48h ou mais chamada de DTM (Dor Muscular Tardia) que aparece mais por danos musculares relacionados com fibras que foram estressadas (estimuladas) de forma não antes realizada. Em média a dor perdura de 3 a 5 dias ou até7 dias, mas você pode procurar amenizar isso.

 Dicas para amenizar as dores:

  •  A primeira regra é repouso, dormir e descansar é necessário, assim você terá tempo de se recompor;
  • Alterne os treinos, músculos dos membros superiores com os dos membros inferiores. Dê intervalos aos treinos;
  • Aplique gelo com auxilio de uma toalha ou um pano, por 15 a 20 minutos logo ao terminar um treino intensos;
  • Faça uma boa massagem com um profissional;
  • Faça uma auto-massagem nos músculos mais exigidos no treino (movimentos circulares com creme ou pomada irão aquecer e melhorar a dor);
  • Aplique uma bolsa quente horas depois nas regiões de dor ou maior rigidez muscular;
  • Tome um banho quente, isso faz uma vasodilatação periférica conseguindo um relaxamento dos músculos e diminui a “rotação” pós-treino intenso, acalma e ajuda a dormir bem;
  • Faça uma caminhada, até mesmo tarefas de casa ou exercícios leves para aquecer o corpo. Atividade sexual também é valida;
  • Faça alguns alongamentos, eles ajudam a diminuir a sensação de rigidez causada pela dor;
  • Reponha suas energias, dê preferência a alimentos antioxidantes e proteínas com uma dieta adequada e orientada por nutricionista;
  • Controle sua ansiedade em mudar seu físico, isso trará resultados sem agressões ao corpo e evitará lesões;
  • Caso a dor persista consulte um Ortopedista ou um Fisioterapeuta, estes profissionais poderão amenizar suas dores com tratamentos específicos, conclui a fisioterapeuta Mônica Rivero.

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 Dica Sou Fitness:

Para quem está começando a praticar atividade física, recomendo ir com calma, não tente ir além do que seu corpo alcance. Seu corpo têm seus limites e você têm obrigação de respeitá-lo, senão o resultado não será nem um pouco agradável e satisfatório.

Quer saber mais sobre Mônica Rivero?

instagram @mo.fisio.fitness

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