\ Dicas para avaliar seu ano: Retrospectiva

Final do ano se aproximando e, antes de planejar, é necessário avaliar o nosso desempenho em todas as áreas da vida. Fazer retrospectiva é olhar para dentro de nós, relembrar e, em alguns casos, reviver pensamentos, comportamentos, momentos e situações que nos marcaram. Também, é uma oportunidade para avaliar o desempenho, crescimento e pontos a desenvolver.

O modo como agimos ou nos comportamos, pode afetar profundamente nosso padrão de pensamento, emoção e, consequentemente, nossos resultados. Pois bem, todas as situações que vivemos geram pensamentos e estes, por sua vez, geram emoções. Conforme identificamos nossos pensamentos e entendemos o motivo pelo qual agimos de tal forma, temos a oportunidade de escolher novos comportamentos e emoções. Especialistas afirmam que escolhemos de forma (in)consciente gerar emoções positivas e/ou negativas.

Ultimamente, quais emoções você tem sentido? Quando você sente determinada emoção seja ela positiva ou negativa, qual o seu comportamento e sensação? Você já se deu conta que a emoção guia determinados comportamentos, por exemplo: comprar, comer, beber e etc.

Se você está insatisfeito com algum item da sua vida, saiba que é possível fazer diferente. Para localizar novos comportamentos nada melhor do que fazer uma retrospectiva para evidenciar determinados padrões.
Vamos fazer uma atividade?


Em  um ambiente tranquilo, musica clássica ou instrumental, pegue um papel e uma caneta e faça uma linha do tempo que contemple janeiro a dezembro de 2015.  Conforme exemplo da figura abaixo.
Siga os próximos passos:

  • Descreva mês a mês fatos, comportamentos e pensamentos que aconteceram ao longo de cada mês e que você considera importante.
  • Reflita sobre o seu padrão de comportamento, analise sua performance e destaque em todos os itens que você deveria ter feito diferente. Descreva o “como” seria o fazer diferente.
  • Crie estratégias para gerar novos comportamentos.
  • Destaque os resultados e os comportamentos que você quer dar continuidade e aqueles que deseja alterar.
  • Na escala de 0 a 10, dê uma nota para o seu grau de satisfação em cada mês.
  • Ao longo do próximo ano, releia essa linha do tempo e mensure os avanços e resultados.

Somos responsáveis por aquilo que fazemos e também pelo que deixamos de fazer. O que você está esperando para assumir o controle da sua vida? Mais um ano se foi. Se você não der o seu melhor nesse momento para qual vida está guardando? A vida é o que acontece aqui e agora, aprenda com suas frustrações ao invés de assumir uma postura de vitimização.

No próximo texto montaremos outra tabela que se refere as perspectivas, objetivos com plano de ação para o novo ano. Ajudarei vocês a monitorá-los. Ok?

Agradeço imensamente  o carinho  e oportunidade por compartilhar minhas experiências e conhecimento. Que Deus continue nos iluminando com muita saúde, paz e sabedoria. Um ótimo natal e um 2016 repleto de conquistas e realizações.
Estamos juntos!
Um beijo,

Janaína Leão: Psicóloga e Coach
@psicologa_coach | janaina@janainaleao.com.br | www.janainaleao.com.br

O post Dicas para avaliar seu ano: Retrospectiva apareceu primeiro em Lala Rudge e Maria Rudge.

\ comentários


\ Os mais amados