\ Exercício aeróbio: antes ou depois do treino?

Muitos alunos chegam à academia e ficam sem saber como proceder quanto ao exercício aeróbio, se deve fazer antes ou depois do treinamento com pesos, e foi por isso que o Sou Fitness teve o cuidado de pedir ao nosso preparador físico Wanderson Pedras para escrever uma matéria especial.

Afinal, exercício aeróbio é para ser feito antes ou depois?

A resposta é, depende.
Depende do que seu orientador quer com o seu treino e qual a condição física você se encontra.

E qual é o seu objetivo. Vamos entender melhor cada um.

Exercício aeróbio, caso treine os membros inferiores

Se você for treinar membros inferiores, por exemplo, a utilização do treino aeróbio pode ser feita depois do treino, pois se você faz o treino aeróbio de forma eficiente como deve ser feita, o treino de pernas fica muito prejudicado pelo cansaço.

E em contrapartida, com um treino de força bem feito com as pernas a eficiência mecânica do treino aeróbio fica prejudicada. Mas ainda assim, seria a opção mais coerente pois o treino com peso necessita de padrões de movimentos muito mais precisos, caso contrário,  o risco passa a ser muito grande.

Exercício aeróbio, caso treine membros superiores

Se você for treinar membros superiores talvez seja possível. Porém, se o seu treino de membros superiores for em uma intensidade alta, talvez até  alguns fatores mecânicos podem te limitar, como a própria hiperemia que seria um aumento momentâneo do volume muscular ocorrido após o treino de força e que se extingue após cerca de meia hora depois do término do treino.

Mas ainda assim recomendamos o treino aeróbio após o treino de força , porque  se você faz um treino aeróbio da forma como deve ser feita e isso é um tópico que iremos abordar mais adiante, a sua condição física fica muito limitada para logo em seguida treinar com pesos de forma eficiente .

 

Caso você faça um trabalho de hipertrofia

Para quem quer ganho de massa muscular, não é indicado o aeróbio antes da musculação, pois o glicogênio é um dos alimentos dos músculos e ao se fazer aeróbio, há uma perda significativa do glicogênio, podendo comprometer o ganho da massa muscular e ainda ficar mais vulnerável à lesões musculares.

 

E se você quiser queimar gordura

Ao iniciar a atividade física, o corpo utiliza uma reserva energética que se chama glicogênio muscular. Se você fizer o aeróbio depois de um treino de força intenso, pode ter a certeza que seu corpo já esgotou o glicogênio e a queima de gordura será muito mais rápida e intensa.

Se for um treino de resistência

Aí sim, tem que priorizar um treino maior de aeróbio e esquecer um pouco o treino de força. Ideal para quem pratica qualquer atividade relacionada a provas de resistência.

Mas uma frase é muito importante dentro do treinamento esportivo, não podemos afirmar que algo está totalmente certo ou totalmente errado, devemos avaliar todas as condições que envolvem aquele indivíduo e o treinamento que ele está realizando.

Quando se deparar com prescrições radicais e conceitos radicais têm que ter muito cuidado com as intenções dessas sugestões principalmente em redes sociais aonde nem sempre a verdade vem acompanhada da necessidade individual

Dica Sou Fitness:

Tenha sempre em mente que o seu maior termômetro é você mesmo, as suas condições físicas e o seu objetivo nos treinos.
Busque sempre a orientação de um profissional da área.

Quer saber mais a respeito do nutricionista Wanderson Pedras, clique aqui.

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