\ Pilares principais na busca da boa forma

Vocês irão se amarrar com o novo integrante do Sou Fitness. E para que possam conhecê-lo, o Dr. Rodolfo Ferrari especializado em Medicina esportiva e Performance, preparou uma matéria mais que especial a respeito da boa forma que todos buscam através do esporte.

Para se obtêr êxito na busca de uma boa forma, basta seguir os critérios abaixo:

  1. Saúde preventiva
  2. Treinamento
  3. Alimentação
  4. Descanso/recuperação
  5. Fisiologia hormonal

O interesse e a procura pela boa forma no esporte há muito me gera fascínio. E nesta busca incessante, procurei me especializar no que hoje considero os pilares da boa forma.

Falarei a respeito de cada um para que entendam e possam aplicar em seu dia a dia:

 Saúde preventiva

stetoscopio

Ao término  da medicina, ingressei na residência médica de ortopedia e traumatologia, e nesta pude aprender a lidar com o tratamento das lesões não só no esporte, como também na vida diária.  Percebi com a prática, que muitas das lesões no esporte poderiam ser evitadas.

Uma boa avaliação cardiológica e ortopédica pré treino, podem garantir o alto rendimento por mais tempo e evitar diversas lesões.


 

Treinamento


pilares da boa forma

Este exige acompanhamento e o conhecimento das técnicas e posturas adequadas. Na avaliação prévia, podemos detectar desvios posturais, dismetrias musculares e deformidades que talvez necessitem de treinamento específico e individualizado.

O interessante neste caso, é que tanto o treinamento sem acompanhamento e deficiente, como o treinamento excessivo – over training – podem gerar lesões, baixa performance e até alterações emocionais.


 

Alimentação

Já é consagrada a idéia de que um bom treino depende de uma boa alimentação,  e  esta é quem garante bons resultados. A nutrição é a área que me gera maior fascínio, e é por isso, que nos últimos anos venho realizando diversos cursos em nutrição esportiva esuplementação personalizada.

E posso garantir, não só pelos trabalhos publicados, mas pela prática diária, que existem produtos  que individualmente podem gerar grandes resultados. Porém, há muita enganação neste nicho de mercado.



Descanso/recuperação

homem-dormindo

Conheço muita gente que treina bem, come bem e não tem bons resultados. Talvez, por falta de conhecimento da fisiologia humana. Tudo na área de esportes passa ou passará por ela, e não precisamos ser experts em fisiologia humana, mas precisamos sim, de entendermos o nosso organismo.

Sem o bom e velho sono reparador, não conseguimos a recuperação e produção hormonal necessárias a musculatura esquelética. E pra ele, existem técnicas que transcendem os simplistas e viciantes remédios para dormir.



 Fisiologia hormonal

Já entramos neste assunto quando falamos do sono reparador, mas ainda há muito pra se entender porque “os hormônios controlam tudo”. E nesta busca pelo conhecimento, não fiquei apenas com o convencional e resolvi me especializar em fisiologia e modulação hormonal. Hoje, procuramos correlacionar a clínica com o fato, de que a partir dos 30 anos as taxas hormonais decaem de uma forma geral. E é nesta hora que as lesões são mais frequentes e o desempenho menor. Será que podemos evitar isto? Ou pelo menos prolongar o alto rendimento?  Acredito piamente, que sim!

 



E esse é o novo integrante do Sou Fitness!
Seja bem vindo e tenho certeza que curtiremos bastante suas matérias.
Se quiser saber mais um pouco a respeito do Dr. Rodolfo Ferrari, clique aqui.

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