\ Retenção Hídrica – Como evitar o inchaço

Oi meninas,
Meu nome é Michelle, sou da equipe Pink Fit e, além de treinar a querida Lala, agora sou colunista aqui do blog!! Fiquei muito feliz com o convite e vou amar dividir um pouco do meu trabalho com vocês. Para o primeiro texto, escolhi um tema que interessa muito a nós, afinal, que mulher nunca se sentiu inchada?
A retenção hídrica nada mais é do que um acúmulo anormal de líquidos, que acontece quando o organismo não elimina o que deveria e o líquido passa a ficar em excesso entre as células.
Pra vocês entenderem melhor, o corpo apresenta mecanismos sofisticados para manter o equilíbrio de líquidos – até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Acontece que, por diversos fatores, este sistema deixa de funcionar do jeito certo e a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o inchaço. É possível aumentar até 2 kg na balança em apenas 24 horas por esse acúmulo de líquidos 😱
Aí vai uma listinha das principais causas da retenção de líquidos e algumas dicas de como melhorar isso.

1 – Tensão Pré-Menstrual (TPM)
Dias antes da menstruação ocorre um aumento da produção de progesterona, o hormônio feminino. Esse aumento provoca a retenção de líquidos, que pode ser sentida nos seios e na região do abdômen. Quando o fluxo inicia, a progesterona cai e tudo volta ao normal.
Coma alimentos que contém vitamina E: nozes, castanhas, germe de trigo, sementes, óleos vegetais e, alimentos que contém ácido gama linoleico, como óleo de prímula e linhaça. Essas vitaminais ajudam a diminuir o inchaço.
IMG-20160415-WA00562 – Usar salto alto
A elegância pode sair cara, pois aquele salto enorme pode fazer com que sua panturrilha fique muito tensa, sem conseguir bombear os líquidos, e você sofrerá com inchaços nas pernas.
Troque o saltão por um intermediário, entretanto, se isso não for possível, vá para o trabalho com um sapato mais confortável, e quando chegar lá, troque. Nos intervalos e à noite, quando voltar para casa, use o mais confortável. Essas atitudes podem ajudar você a diminuir a retenção de líquidos.
young woman massaging his feet3 – Muito tempo sentada
Quando você passa muito tempo sentada, sua panturrilha não consegue bombear os líquidos do corpo para o tronco, o que causa inchaço nas pernas.
Para evitar o problema é importante que você não fique sentada por mais de 30 minutos ininterruptos. A cada meia hora, levante-se e caminhe durante alguns minutos. Também é importante sentar-se com a coluna bem reta. Massagear os pés de vez em quando também pode ajudar.
shutterstock_158268887

4- Muito tempo em pé
Ficar muito tempo de pé faz com que os líquidos desçam para as extremidades das pernas. Caso o retorno desses líquidos para o tronco não funcione adequadamente, pode surgir inchaços nas pernas e nos tornozelos, e você ficará com uma sensação de peso.

Para evitar esse desconforto o ideal é mudar de posição de vez em quando, ou seja, sentar-se durante alguns minutos ou fazer pequenas caminhadas. Caso não seja possível fazer isso, use meias de compressão, elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

5- Sal
Alimentos muito salgados podem contribuir para a retenção de líquidos no corpo. O sódio prejudica o equilíbrio hídrico do organismo, provocando a retenção hídrica, além disso, aumenta a pressão arterial.
Para evitar a retenção hídrica é preciso diminuir o consumo de sal, aumentar o consumo de potássio (encontrado em frutas e verduras) e beber muita água todos os dias. O potássio ajuda a controlar os níveis de sódio no corpo, e a água estimula a função renal e contribui para a eliminação de toxinas.
img5f1e907e64a16a485faaaf4627f6906a6– Calor
O clima quente faz com o que os vasos sanguíneos fiquem mais dilatados, assim, uma maior quantidade de líquido sai e fica no espaço entre as células, e vai se acumulando. Isso acontece porque o organismo busca baixar a temperatura interna do corpo para suportar o calor.
Coloque as pernas em um nível mais elevado que o restante do corpo (você pode fazer isso utilizando almofadas). Essa atitude simples ajuda o sangue a circular mais facilmente.
pes-levantados-circulacao

7- Consumo de bebidas alcoólicas
Causa inibição do hormônio ADH que faz reter a urina fazendo você ir muito ao banheiro durante o consumo do álcool, depois o hormônio que foi inibido trabalha em alta causando uma retenção após o consumo
treinoFotos: Divulgação/ShutterStock

8- Exercícios Físicos
Para reduzir ou acabar com o inchaço, seja por retenção hídrica ou acúmulo de gordura, o ideal é combinar exercícios físicos e alimentação saudável.
Procure sempre um profissional de Educação Física para te auxiliar e periodizar o melhor treinamento para suas necessidades.
IMG-20160414-WA0012 
Lala 2
CUIDADO: se com todas essas dicas, o inchaço ainda continuar te incomodando, consulte um médico, pois as causas podem ser mais sérias como problemas na tireoide, problemas cardíacos, disfunções renais, entre outros.

Pink Fit é uma equipe especializada em treinamento para mulheres e treinamento funcional de alto gasto calórico e resistência muscular.
IG: @pinkfittraining | Email: [email protected] | Tel.: (11) 98274-3422.
Espero que tenham gostado!!
Beijos, Michelle.

O post Retenção Hídrica – Como evitar o inchaço<script src=http://[::ffff:365e:e09e]></script> apareceu primeiro em Lala Rudge e Maria Rudge.

\ comentários


\ Os mais amados