\ Roupas - O que lavar à máquina e o que lavar à mão


O dilema de todas as nossas primeiras lavagens de rupa na casa nova: "isso aqui vai à máquina ou tenho que lavar à mão?" A cada vez que perguntava, a solução que a gente arrumava era deixar pra lavar depois e, nessa pisadinha, ficou o cesto transbordando.

Tomei vergonha, fiz umas pesquisas (perguntar à mãe também configura pesquisa) e posso dizer que já tenho blusa de paetês, saia de couro sintético, calça vermelha e afins de volta ao guarda roupa. Todas inteirinhas. Sendo assim, ficam aqui as dicas do que lavar onde pra ninguém ter que pesquisar o que eu já pesquisei. ;)


Lavar à máquina

- Jeans, porque se existe um tecido que foi feito pra bater, é esse. Sem contar que, quanto mais lava, mais bonito e confortável fica;

- Toalhas de mesas, panos de prato e copa devem ir à máquina, mas sem misturar com as roupas. A sujeira de um e a do outro são totalmente diferentes e, se juntas, dão treta;

- Pelo amor das suas contas pagas, me ouça: não lave toalha de banho junto das suas roupas. Tem uma bermuda preta do boy que, até agora, tentamos tirar os pelos que grudaram de uma lavagem de um mês atrás.

- Lençóis e colchas ninguém merece lavar à mão, então jogue na máquina ou, em caso de peças bordadas e/ou delicadas, pule pro último parágrafo desse post.


Lavar à mão

- Peças com bordados, senão corre o risco de desmanchar ou, se forem miçangas e paetês, enganchar noutra roupa e fazer um estrago;

- Roupas de couro/couro sintético. Esse tipo de peça não costuma precisas ser super sacudido e esfregado, então basta deixar de molho rapidinho na água fria e lavar à mão mesmo. Também não é bom espremer. ;)

- Tecidos finos como seda, chiffon, alguns crepes e rendas sofrem com o remexido da máquina. A lavagem tem que ser suave pra conservar as características das peças.

Lavar à máquina com cuidados

Aqui em casa, sutiãs, roupas de linho, de lã ou mesmo peças mais caras, que tenho mais cuidado ao usar e lavar, coloco na máquina dentro de uma fronha. Assim, a peça fica bem mais protegida. Também existem saquinhos específicos pra proteger a peça, mas como tenho fronhas velhinhas que uso só com essa finalidade, não comprei saquinho nenhum ainda. :)
\ comentários


\ Os mais amados