\ SAL ENGORDA?

Você é daqueles que só come com saleiro ao lado ou tem o paladar mais apurado para alimentos mais salgados? Já reparou o quanto de sal você adiciona na comida? Atenção! Você poderá armazenar mais gordura corporal por causa do hábito salgado!

O sal de cozinha (Cloreto de sódio (Nacl) tem 40% de sódio um mineral. O brasileiro ingere em média 12g de sal por dia e o máximo deveria ser até  5g (sal por dia) ou até 2g de sódio por dia. Isso equivale a uma colher de chá. Pasmem! Estamos consumindo mais do que o dobro do limite permitido.

E daí nutri?? Eu gosto de um salzinho…

O sódio  quando consumido em excesso  pode armazenar mais gordura corporal  pois a sobrecarga  pode aumentar o cortisol, hormônio do stress. Sim você tem um hormônio do stress quando ele está desregulado  existe uma diminuição de outro hormônio que nos ajuda a evitar o ganho de peso (adiponectina).

Aonde o sal vai a água vai atrás.. e o seu rim e coração para o Brejo (#nutrisincerahehe)

A ingestão de muito sal também interfere no trabalho dos rins que tem como função eliminar o excesso de sais no corpo humano. O que não é eliminado permanece na corrente sanguínea e os vasos começam a reter mais água, se aumenta o volume dos vasos a pressão arterial também aumenta certo? O coração acaba bombeando o sangue  mais rápido. Isso prejudica as células e parede dos vasos e poderá  causar problemas no coração,  cérebro, rins:  Insuficiência renal, derrame e  aumento da pressão, principais fatores de morte no MUNDO .

Não usa sal em casa mas consome insdutrializados? #SeboNasCanelas Pode correr de alguns produtos e riscar da listinha do supermercado:

 

DICAS DA NUTRI IZA PARA ALTERNATIVAS MAIS SAUDÁVEIS

Aproveite os temperos do nosso Brasil. Temos variedades de temperos, ervas e especiarias com propriedades funcionais (antibióticos, diuréticos, regulador da pressão e colesterol, etc) e sabores deliciosos. Você precisa desacostumar o seu paladar com algo menos salgado. No início será difícil mas com 4 a 7 dias você conseguirá! Veja abaixo opções mais saudáveis e com menos sódio.

E aí? Gostou da dica? Espero que sim! Quer tirar dúvidas ou encontrar a receita do sal verde? Visite meu blog  www.mercibela.com.br ou me segue lá nas redes sociais @nutri_iza

Um beijo da Nutri e até mais…

\ comentários


\ Os mais amados