\ Soluções para quem exagera no final de semana

Ótima matéria para final de semana, não e mesmo? Para quem adora curtir a noite, festas e tal, vale a pena prestar atenção nessas dicas maravilhosas que o nosso nutricionista Wanderson Pedras irá nos passar.
O desejo de alcançar o seu melhor peso não tem hora nem lugar. Mas quando isso tem data marcada por algum evento importante, suas estratégias merecem uma revisão. Só não vale prejudicar a saúde!

Nenhuma dieta equilibrada resiste às tentações gastronômicas das festas de final de semana, saidinhas com os amigos, happy hour. Quando você exagera no final de semana, seu metabolismo precisa de alguns dias de folga. Tirar a primeira semana após os deslizes para se recuperar dos excessos das comemorações e fazer uma alimentação desintoxicante pode ser uma boa solução para deixar o organismo em harmonia novamente.

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Além de adotar uma alimentação mais saudável, é essencial beber água para repor os sais minerais e limpar o corpo – frutas como melão e melancia também ajudam nessa missão. Incluir na dieta alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e a temperatura interna corporal, é outra dica de ouro. Gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, aspargos, vegetais fibrosos, como brócolis, acelga e couve, e gorduras vegetais, especialmente a de coco, têm esse poder.

Para aliviar o inchaço dos dias depois das festas, abuse dos alimentos diuréticos, como a erva-doce ou a beterraba, que favorecem a eliminação de líquidos. Chás gelados são refrescantes e também ajudam nessa tarefa.

De olho na alimentação

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Troque fontes de carboidrato, como arroz, batata e macarrão, por opções menos calóricas. Além de leves, legumes e verduras contribuem para a desintoxicação, pois são alimentos de fácil digestão. Após as festas, o ideal é evitar o consumo excessivo de açúcar; no entanto, não adianta recorrer a refrigerantes diet – apesar de menos calóricos, eles contêm grande quantidade de sódio, colaborando para o inchaço do corpo.

Os sucos, por outro lado, estão liberados. Algumas combinações são digestivas, como abacaxi com hortelã ou limonada batida com uma folha de couve.

Cuidado com o excesso de bebida alcoólica, para não sobrecarregar o fígado. Por isso, fique longe de comidas gordurosas nos primeiros dias da desintoxicação. Em vez da picanha preparada na churrasqueira, dê preferência a carnes e peixes grelhados.

Mexa-se

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Uma forma muito saudável de liberar as toxinas armazenadas no corpo é exercitar-se. Tire um dia para atividades que aceleram o metabolismo, como andar de bicicleta, nadar ou correr. Mas quem não está acostumado deve tomar cuidado. Fazer uma atividade intensa sem o corpo estar preparado pode resultar em lesões. Alongamento ou pilates são ideais para aquecer. A fim de repor os sais minerais perdidos pela transpiração, não deixe de beber água ou isotônicos.

Uma boa alternativa para quem não está com disposição para encarar as atividades físicas logo no início da semana é a drenagem linfática, uma maneira relaxante e saudável de retirar as impurezas do corpo. A drenagem ajuda na eliminação dos líquidos retidos e ajuda a diminuir o inchaço causado pelos excessos das festas. Depois de uma sessão de drenagem, é normal ir ao banheiro várias vezes, pois é pela bexiga que todas as toxinas são eliminadas.

  • Para limpar: chás de salsaparrilha, macela, erva-picão e erva-cidreira são excelentes. Você pode tomar até 1 litro de chá por dia, alternando os tipos, se quiser variar. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa, tome durante 20 dias um copo de água com 20 ml de couve batida no liquidificador.
  • Estômago e intestino sensíveis: o melhor é ingerir bastante líquido e carboidratos complexos, como o dos pães integrais, para repor a energia. O chá de boldo (sem açúcar) melhora o enjoo. Evite carne vermelha (para não sobrecarregar o fígado também), queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto e biscoitos.
  • Para curar a ressaca: beba muita água de coco, rica em potássio, e coma massas e batata, que ajudam a repor a energia. Tomar dois ou três copos de um suco feito com uma maçã, meia cenoura, um talo pequeno de salsão e suco de uma laranja também vai ajudar, conclui Wanderson Pedras.

Esperamos ter te ajudado de alguma forma, mas o ideal é segurar um pouco e não exagerar, pois não há necessidade de exageros. Não perca o que conquistou durante a semana.

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