\ TIPOS DE CORPO - O Que Fica Bem Em Cada Tipo de Corpo + Um PRESENTE Pra Você


Eu recebo muitos emails de leitoras com as mais diversas dúvidas sobre moda, infelizmente eu não consigo responder a todas pessoalmente, mas procuro responder ao máximo de dúvidas possível, seja por vídeos ou posts no blog, assim quem também possui a mesma dúvida também é ajudada. 

E, uma das dúvidas que grande parte das mulheres que me procuram têm é sobre quais tipos de roupa ficam bem em seu tipo de corpo, e eu entendo perfeitamente, pois com tanta variedade no mercado da moda, é fácil ficar confusa e não saber exatamente o que fica bem em seu tipo físico, mas antes de eu te dizer o que fica realmente bem ou não em você, precisamos 
saber como é o seu corpo. 

Existem cinco tipos de corpo, cada um com suas características bem marcantes, quando conhecemos nosso tipo físico e entendemos como usar as roupas para dar equilíbrio à silhueta fica bem mais fácil escolher as roupas certas.
Os tipos físicos são ampulheta ou oito, reto ou retângulo, triângulo invertido, triângulo ou pêra e oval.


Para definir qual é o seu tipo físico você pode usar uma roupa colada ao corpo a analisar a si mesma em frente ao espelho, repare na largura dos ombros, cintura e quadril. Veja se são proporcionais ou possuem medidas diferentes. Se ficar na dúvida meça com a fita métrica (só a parte da frente do corpo)  e compare com os exemplos abaixo.

 Tipo Físico Reto


O tipo físico reto possui ombros e quadris na mesma proporção e a cintura não é definida (fina), geralmente pessoas com esse tipo físico são magras e possuem pernas finas, se ganham um pouco de peso ele se distribui de maneira equilibrada. Seu foco deve ser criar a ilusão de uma cintura mais fina ou desviar o foco da cintura para outra região do corpo, assim sua silhueta vai parecer mais  feminina e equilibrada.

O QUE USAR

Roupas de silhueta feminina que criem a ilusão de uma cintura mais marcada, saias e vestidos em corte godê, blusas soltas disfarçam a cintura reta, blusas com detalhes como babados, bordados, pedrarias. Os colares também ajudam a atrair a atenção para o colo e tirar da cintura. Calças com volume, com bolsos grandes, cintura levemente baixa, casacos-vestido, pantalona, calça com pregas ou bolsos faca.

O QUE EVITAR
Peças de corte reto, golas altas, roupas muito largas, blusas justas ou curtas, calça de cós largo ou alto e cintos que não combinem com a roupa.


 Tipo Físico Ampulheta

Esse tipo físico possui as medidas dos ombros e quadris semelhantes, a cintura é mais fina e os seios normalmente são médios, formando o desenho de uma ampulheta ou oito, como também é chamado.
Este corpo é proporcional e equilibrado por natureza, mas se usar as roupas erradas pode perder a forma, portanto o ideal é sempre buscar simetria nas roupas também, para isso marque a cintura com cintos e se usar uma blusa com manga princesa, que faz o ombro parecer maior, use na parte inferior uma calça ou saia que também aumente um pouco o volume do quadril, como por exemplo, uma saia godê, assim as proporções corporais continuam equilibradas.

O QUE USAR

O cinto é seu grande aliado, pois ele evidencia a cintura fina que é o ponto forte desse corpo, blusas e camisas com pences para realçar suas curvas, tecidos fluídos, looks monocromáticos, cintura alta e vestidos cache coeur (modelo de vestido que cruza no busto e é amarrado com laço, conhecido também como vestido envelope).

O QUE EVITAR

Peças estruturadas, abotoamento duplo, roupas coladas ou muito largas, calças boca de sino, pantalona ou afuniladas demais, blusas curtas e casacos sem a cintura marcada, vestido de corte reto, sem definição na cintura.

  Tipo Físico Triângulo Invertido

Esse corpo possui os ombros mais largos e quadris mais estreitos, a cintura tende a ser reta, a barriga saliente, as costas largas e as pernas longas e finas.  Para dar equilíbrio é necessário dar mais volume na parte inferior, que é mais estreita e suavizar a parte de tronco, outra alternativa é desviar a atenção da parte superior do corpo para as pernas que é seu ponto forte.

O QUE USAR:

Saias com volume, como as de corte godê. Saias ou vestidos e blusas com peplum, peças mais estruturadas na parte inferior do corpo, calças de corte reto, o modelo saruel e boyfriend também dão mais volume ao quadril e são super indicadas. Na parte superior, onde os ombros são maiores, o ideal é neutralizar usando peças de cores mais sóbrias e básicas, como preto, cinza, tons de nude e tons terrosos. Estampas discretas e de tamanho pequeno. Use cores mais chamativas e estampas na parte inferior. A bolsa estilo carteiro é um bom truque para desviar a atenção dos ombros. Decote em V.

O QUE EVITAR: 

Evite blusas com manga princesa, com babados, franjas ou enfeites que chamem a atenção. Estampas grandes e muito coloridas na região dos ombros também não são indicadas.
Na parte inferior evite saias lápis, calças skinny, leggings, cores escuras e  cores neutras. Decote canoa, casaco de abotoamento duplo, ombreiras e blusas com bolsos aparentes.

E aí está gostando desse artigo?

Que tal receber novidades do blog e conteúdos exclusivos para assinantes em seu e-mail de forma gratuita? Coloque seu e-mail abaixo!

  Tipo Físico Triângulo

Também conhecido como pêra, esse tipo físico é caracterizado por ter os quadris mais largos que os ombros, a cintura é fina. É o famoso corpo das brasileiras e muitas mulheres se sentem incomodadas pelo fato te possuir o quadril mais largo. O truque aqui é disfarçar a largura do quadril, dar mais volume para os ombros e chamar a atenção para a para superior do corpo.

O QUE USAR 

Na parte superior use e abuse das cores e estampas, também são bem vindos os colares na altura dos seios, mangas princesa, blusas com babados, pedraria e enfeites.
Na parte inferior use sempre cores neutras, como preto e tons terrosos. Se quiser muito usar uma estampa, coloque um blazer ou casaco que cubra as laterais dos quadris. As saias em evasê e godê podem ser usadas se o tecido for leve e a estampa não for muito chamativa. Calças flare são ótimas para equilibrar o volume do quadril.


O QUE EVITAR

Evite usar peças de cores neutras na parte superior do corpo, blusas e camisas com punho chamativo, cintos caídos na altura do quadril, estampas e cores fortes na parte inferior do corpo, bem como saias e vestidos estruturados. Calças no estilo boyfriend e saruel dão mais volume na região do quadril, então é bom evitar.

  Tipo Físico Oval
Quem possui esse tipo físico geralmente está acima do peso ideal para sua altura, então a cintura pode estar na mesma linha ou um pouco mais larga que os ombros e quadris. Para equilibrar a silhueta é preciso disfarçar a barriguinha mais proeminente e destacar as partes mais finas do corpo, que são os pulsos, tornozelos e pescoço.

O QUE USAR

Túnicas, blusas retas que cubram parte do quadril, blazers e casacos abertos, peças com listras verticais e linhas retas ajudar a alongar e equilibrar a silhueta. Decotes em U e V, saias e calças de corte reto, looks monocromáticos, blusas e vestidos com mangas ¾.
O sapato peep toe, além de deixar a pele mais a mostra também alonga a silhueta e valoriza suas pernas, normalmente mulheres com esse tipo físico têm pernas bonitas. O scarpin também é ótimo para você, pois não possui tiras, que podem apertar os pés, ele também alonga a silhueta e valoriza suas pernas.
Os braceletes e anéis vazados são ótimas escolhas para você, pois deixa o visual de festa arrumado, mas sem aumentar o volume dos braços.
Você pode também usar brilhos, mas prefira em cores neutras e brilho de intensidade suave.

O QUE EVITAR


É muito importante que você use o tamanho de roupas certo pra você, não pode ficar pequeno nem grande. Evite usar tecidos colantes, calças e blusas muitos largas, saias rodadas com muito volume (prefira as com menos volume, mas com bom caimento), bolsos e botões exagerados, colares curtos e sandálias de tiras.

Como Disfarçar a Barriga

Quando estamos a cima do peso não tem jeito, a barriguinha tende a ficar saliente, a menos que você tenha a sorte de engordar de forma proporcional, mas esse é o incômodo de muitas mulheres. 
Para disfarçar a barriguinha coloque em prática estas dicas:

  • Use sempre o tamanho de roupas adequado, nem muito grande que pode fazer você parecer que está grávida, nem muito justa, pois assim só evidenciará ainda mais essa região.
  • Procure não usar estampas nessa região do corpo, principalmente se forem estampas com temas coloridos, como os florais.
  • Use casacos ou blazers abertos e na altura do quadril, assim você cria linhas verticais que alongam a silhueta e disfarçam a barriguinha.
  • Evite blusas com brilhos e paetês, a menos que esses detalhes estejam posicionados na gola ou mangas, assim desvia a atenção para o colo e ombros.
  • Blusas com peplum, ao contrário do que muitos pensam, são perfeitas para disfarçar a barriga (Leia mais neste artigo sobre Como Disfarçar a Barriga com Peplum)

Como Alongar a Silhueta e Parecer Mais Alta

Grande parte das mulheres mais baixas, gostariam de parecer mais altas, confesso que eu mesma uso alguns desses truques de vez em quando, mas não tenho problemas em medir 1,63, rsrs. Vamos as dicas?

  • Use salto alto! Sim, um bom salto alto lhe garantirá alguns centímetros a mais, se o calçado deixar o peito do pé amostra esse efeito (silhueta alongada) fica ainda mais visível, para isso aposte em um scarpin ou peep toe. Ah, os sapatos de bico fino também alongam a silhueta.
  • Looks monocromáticos, eles alongam visualmente, pois criam uma linha vertical numa unica cor.
  • Decotes em V, cintos finos, listras verticais e cintura alta também alogam a silhueta. (Veja mais dicas nesse artigo sobre Looks Para Mulheres Baixinhas

Lembre-se que o espelho é seu melhor amigo na hora de experimentar novos looks e combinações, e a melhor forma de conhecer melhor seu corpo e o que funciona ou não é testando e vendo como fica.

Outro passo importante para você compor looks de acordo com seu tipo físico e gosto pessoal é conhecer seu próprio estilo, e pra ajudar você preparei um e-Book sobre estilo, nele você com certeza vai conseguir entender e identificar qual é o seu estilo e a partir daí compor um visual que seja a sua cara! 

Baixe seu e-Book aqui >>>> 'Qual É O Seu Estilo'

E uma última dica bem importante também, é você fazer um detox no closet ou guarda roupa, deixando somente as peças que realmente irá usar, assim ficará bem mais fácil organizar suas roupas e encontrar o que precisa com mais facilidade, veja este vídeo onde falo sobre 'Como Fazer detox no Closet'

E aí curtiu as dicas? Não deixe de comentar abaixo me dizendo o que achou ou deixando sua dúvida! Beijos 

CRÉDITO FOTOS:
Blog da Maanuh - Blog da Tetê - Normalidade Incomum - Marina Casemiro - Isabela Fiorentino - Blog da Carina - Camila coelho - Mariana Magalhães blog - Vanessa Galizzi - Loja Romaria - Design e Moda - Moda no Trabalho - Carol Burgo - Thassia Naves - Mariah Bernardes - Mauricia Crisostomo - Diario de Acessórios - Moikana - Blog da Thais - Clarissa Cabeda - Fernanda de Carvalho - Claudinha Stoco - Party Style

\ comentários


\ Os mais amados